Agência Gax Brasil chega aos 21 anos com corpinho, mentalidade de 20 e experiências mil
Por Luciana Coutinho – ABCcom_vc
Com 21 anos festejados neste mês de maio – Agência Gax se junta à Insane em joint venture e conta um pouco destas duas décadas de sucesso
Nascida em São Caetano do Sul, a Gax Brasil é fruto de um sonho de infância de seu idealizador Geison Maia Leite, “A Gax nasceu no ABC, em São Caetano, sob a minha crença de que seria possível ter uma agência na região, independente de onde estivessem os clientes. A história da agência se confunde com a minha, pois é fruto de um sonho de infância, somado ao incentivo de amigos que identificaram o potencial do mercado e meu perfil pessoal”, conta Geison.
Tudo começou em 1999, quando Geison ascendia na profissão e, segundo ele, vivia o melhor momento de sua carreira publicitária. No entanto, ainda que estivesse amadurecendo como pessoa e profissional, com apenas 23 anos decidiu que era hora de montar a própria agência. “O desejo falou mais forte e com apenas cinco anos de experiência, tomei a decisão que iria mudar minha vida para sempre. Fundei a Gax no ano 2.000, nada mais simbólico para a época em que todos acreditávamos que o novo século chegaria cheio de mudanças”, diz.
No entanto, essa não teria sido a primeira mudança na vida dele, que parece estar sempre em busca de novos desafios. “Em 1995, com um provável futuro confortável, trabalhava em uma montadora do ABC e decidi abrir mão desta carreira em troca do primeiro estágio em uma agência, através de uma indicação de minha amada tia, mãe do Gustavo Ellero – um dos fundadores da INSANE. Essa manobra de 360º já havia me custado desgaste suficiente, porém a certeza do desejo e intuição falaram mais alto e posso dizer que se não tivesse tomado essas decisões, não estaria aqui nesse momento”, comemora.
Após essa virada e a certeza do caminho tomado, a Gax Brasil surgiu, tendo Geison começado tudo praticamente do zero, munido apenas de força de vontade, cercado pelo apoio da família, da namorada – hoje, esposa, Cintia Bertini Leite e amigos. “Todos sabemos que só isso não basta. Me encontrava sendo um criativo, que precisava – de repente – ser gestor. Era jovem e sem experiência administrativa e amarguei um início digno das estatísticas do empreendedor brasileiro. Seguindo o conselho de minha irmã, procurei o SEBRAE – uma escola que me ajudou a entender muito sobre gestão. Aprendi que, para realizar minha atividade principal, eu precisaria executar muitas outras antes”, alerta.
No primeiro ano da agência, após o falecimento do avô, Geison mudou-se para o imóvel, dividindo-o com amigos que tinham outra empresa, se instalando na cozinha da casa até que a Gax conseguisse se estruturar. “Foi uma solução ideal para que a agência ‘ganhasse corpo’ e deixasse a condição de “eugência”. O primeiro colaborador da Gax foi meu primo Cleiton Maia Ellero, simbolizando uma nova fase que jamais retrocederia, em uma ascendente de crescimento gradativo, entre mudanças de sede, crescimento da equipe, clientes e parceiros”, conta.
Com o passar do tempo, as experiências com pessoas, assim como muitas agências de pequeno porte, fez com que a Gax se tornasse uma ponte entre – profissionais em início de carreira, grandes agências e o mundo corporativo, consolidando o celeiro de talentos do ABC e reforçando a imagem das instituições de ensino da região.
Em 2005 mais estruturada e com proposta full service, a agência viveu um momento de crescimento, conquistando a primeira grande conta, com um contrato mais longo. “Foi o ano do meu casamento, o que reflete muito do que vem a ser até meus dias de hoje: um paralelo da minha vida pessoal, misturada com a realidade profissional que construí”, diz.
Dois anos depois, em 2007, a agência fechou mais contratos, entre eles a conta da Tintas Futura – que permaneceu na agência por dois anos, proporcionando maior maturidade. “Foram anos intensos de muito trabalho e um mercado inteiro para desbravar, além de que – neste ano – nasceu minha primeira filha – Laura, com uma nova fase de revezamento entre viradas de noite na agência e viradas de noite em casa. Só sabe quem passa por uma dessas”, relata.
Em 2009, aconteceu uma fase bastante significativa para a Gax, com a chegada de um sócio, Denis Leonardo, propiciando excelência e especialidade nos trabalhos, alçando a agência a rumos – até então – não tão explorados. “Começa ali um relacionamento bastante “sério” com o BTL que, anos mais tarde, viria ser chamado de Live Marketing, fazendo com que crescêssemos ainda mais. Participamos de muitas concorrências que nos credenciaram – em definitivo – como uma opção frente aos grandes players do segmento. O mercado passava por uma transição – demanda acentuada e carência de novidades e foi uma oportunidade de ouro para nós. Conquistamos a conta da SAA – South African Airways, realizamos trabalhos para Pepsi, Kaiser, Coca Cola, Grendene, entre outros”, conta empolgado.
Ainda naquele ano, a Gax recebe uma nova colaboradora, Bel Garcia, que ingressou como diretora de arte, com apenas 23 anos de idade; além de fechar um contrato – que viria a ser o mais duradouro da história da agência – com a Hanes Brands Inc. “Atendemos suas quatro marcas: Zorba, Meias Kendall, Tensor e Hanes, por 11 anos, um cliente inesquecível”, fala saudoso.
Em 2010, chegando em sua a primeira década, a agência fechou outras grandes contas, com a Sofape – Tecfil e Vox, Allfood, Nazca e realizou trabalhos de PDV para Kraft, Kellogg ‘s e FEMSA. Em 2011, Denis Leonardo deixou a sociedade da Gax para voltar ao mercado, abrindo uma lacuna na diretoria de criação. “Com um time grande, alta demanda, não podíamos ficar sem um norte no departamento, busquei dentro de casa uma profissional com talento e comprometimento à altura da função, então, Bel Garcia se torna, o que arrisco em dizer, uma das poucas mulheres e também, uma das mais jovens, diretoras de criação de uma agência do ABC. Falo com orgulho, porque desde o seu primeiro dia – ainda uma jovem, até hoje – mãe, esposa, criativa até a tampa, sempre desempenhou o seu melhor, é uma honra tê-la no time”, diz. Para coroar, naquele mesmo ano, nasce sua segunda filha – Estela.
2012 foi o ano de mudanças estruturais e a agência trocou de casa pela quinta vez. Em meio a reformas da nova sede, não perdemos a força, nem o foco, fechando uma conta bastante significativa, o Grupo MPR das marcas – Álcool Zulu, Coperalcool e Álcool Ferreira. Dois anos depois, Fabiana Pegorin entra no cast da Gax, aumentando a penetração no universo de ações promocionais, ativação, eventos corporativos, ações de relacionamento nos deptos de endomarketing, comunicação interna. Neste ano a Gax participa pela primeira vez do no Prêmio ABC Com, conquistando o primeiro troféu.
Com quinze anos de idade, em 2015, a debutante Gax já atuava como gente grande e partiu para produções ainda maiores, operações que impactavam mais pessoas e a conquista da conta da B. GROB do Brasil, um cliente que está na agência até hoje. Na edição do Prêmio ABC Com desse ano, a Gax conquistou vários prêmios, com cases como Votorantim Metais, Zorba e Pub Rock Fest. No ano seguinte, não foi diferente e fizeram o lançamento de Fortygar da HTPro, um evento que contou com a presença da atriz Cláudia Raia. “Neste evento, inovamos, transmitindo tudo online nas redes sociais da marca. Foi um sucesso, um case premiado. Ainda em 2016, tivemos outros dois cases bacanas, Tensor e Meias Kendall e realizamos dois grandes eventos para a GROB – os 60 anos de Brasil e o Workshop, que ocorre a cada dois anos, Conquistamos a conta do Grupo CB e realizamos dois eventos para a Netshoes 150 melhores e Festa Junina”, orgulha-se.
Em 2017, a Gax conquista a conta da Manserv e – após árdua concorrência, passa a fazer parte do pool de agências de live mkt – pdv da Unilever, com trabalhos de Kibon e Ben & Jerry. “Realizamos para a Netshoes – Comunidade do conhecimento, Eu_Sa e a Festa Junina para as cinco plantas em três Estados diferentes e no Luau Netshoes, tivemos o maior desafio daquele ano, com sete eventos. Uma operação com mais de 45 profissionais envolvidos, eventos simultâneos para todos os colaboradores da Netshoes, uma experiência sensacional. A Nina Parreiras venceu o prêmio de melhor profissional de redes sociais e conquistamos o prêmio no evento de GROB, na 5ª edição do ABCCOM”, recorda.
Fabiana Pegorin deixa o time no ano seguinte e passou a fazer parte dos colaboradores de um cliente recém conquistado, Telefônica/Vivo. Audrei Madureira assume em um ano igualmente desafiador, com destaque para duas produções para Vivo, sendo uma em São Paulo e outra em Ouro Preto, um evento com duração de quatro dias, impactando cerca de cinco mil jovens. Realizaram um trabalho especial para a CNI – Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, para soluções de comunicação com seu público da Unindústria, além do Fórum E-Commerce para a Netshoes. Na 6ª edição do prêmio ABCCom conquistaram mais troféus com cases de General Prime Burguer e dois da Netshoes, além do troféu de profissional de marketing do cliente Vitor Padoim, da Grob.
No ano pré pandemia, 2019, a Gax comemora mais dois contratos: Midea Carrier e PremieRpet. “Realizamos uma das melhores ações de relacionamento que tivemos oportunidade, levando clientes da Midea Carrier para Mendoza, na Argentina, e um evento em Canoas – RS, voltado para mulheres instaladoras de ar condicionado. Para a PremieRpet, tivemos a oportunidade de realizar três eventos, sendo um de treinamento para público interno e dois para o público final, com adoção de gatos e outro de exposição de gatos de raça. Na 7ª edição do prêmio ABCCom, embora pela primeira vez não pude contar com a companhia da Cintia, tive o privilégio da companhia da minha filha, o que foi bastante simbólico para mim, porque a presença da Laura no evento, demonstra que minhas filhas crescem no entorno da Gax. Elas passam muitas horas na agência, faz parte do dia a dia delas, fazendo lição, assistindo algo na tv. Com certa naturalidade, transitam na Gax, sem perceber que também são parte dessa história, como tantas pessoas que passaram e passam por ela”, emociona-se.
Naquela edição do Prêmio ABCCom, ganharam um único prêmio. “Se tivéssemos qualquer chance com o case de Midea/Mendoza, ela caiu por terra. Quase ninguém sabe disso, mas eu cometi a fantástica façanha de inscrever o case na categoria errada. Péssimo, da minha parte, mas sem dúvida alguma, para a Gax, a noite foi incrível, foi toda da Bel Garcia, que venceu o prêmio de melhor profissional de criação do ano, um troféu de talento reconhecido e merecido. Como sempre vibrei muito e valeu demais”, diz.
Ainda sem imaginar o que viria, Geison disse que 2019 foi um ano curioso, pois o sentimento era de que o mercado se movimentava de maneira bastante duvidosa, o que ocorreu durante certo período. No último trimestre, ele diz que houve um aquecimento importante, principalmente nos negócios voltados para o live marketing, deixando todos otimistas para o que estaria por vir. “Tínhamos a impressão de que 2020 seria um ano sem igual e – realmente – foi. Para mim, 2020 ainda não acabou. Criei uma expectativa enorme para os 20 anos da Gax. Com alguns bons negócios fechados no final de 2019, começamos o ano como poucas vezes, já com uma “pegada” mais forte e seria um ano realmente diferente. Com a saída da Audrei, contratamos Ronaldo Gamba para novos negócios em janeiro, tudo perfeitamente alinhado para a execução do planejamento com força total. Então, não preciso dizer mais, porque todos sabem o que aconteceu poucos meses depois”, lamenta.
Geison salienta que seus planos desmoronaram no dia 13 de março, quando – em plena reunião com a Midea, para afinar os últimos detalhes de um evento no camarote da Neo Química Arena, no jogo Derby – do campeonato paulista. “Estava programada a presença de vários convidados de diversas praças do país, com passagens, hospedagens, transfers, tudo pronto, e tivemos que cancelar pouco antes da reunião acabar”, conta.
Apesar de duramente impactados, Geison diz que alternou os dias de 2020 entre buscar soluções que fossem possíveis e manter a mente minimamente em ordem. “Ainda que, diante de tantos acontecimentos terríveis, temos muito a agradecer e – até mesmo – surpresas positivas. Entre elas, a 8ª edição do Prêmio ABCCom, que me fez vibrar com as indicações. Comemorei como se tivesse ganho algo! Se por um lado, 2020 foi um ano frustrante sob muitos aspectos, por outro, foi o ano em que a Gax mais venceu premiações. Além dos cases de PremieRpet e Midea, tivemos troféus de melhor profissional de live marketing para mim e melhor profissional de produção de live marketing para o Lucas Zangarini. Em tempos tão difíceis, aqueles momentos de reconhecimento por trabalhos realizados, realmente fazem muita diferença, soam como música para os ouvidos”, exalta.
Após 20 anos de muitas batalhas vencidas, o prazer em compartilhar conhecimentos e o dia a dia com tantos profissionais, a Gax mantém-se firme e forte no mercado e chega com a grande novidade de uma joint venture com a agência INSANE, em projeto para 2021. “Nossa atividade realmente nos proporciona vivenciar coisas que talvez não estejam no escopo de muitas outras, porém, aqui – nessas linhas – estão os resultados de uma vida. Cada escolha, uma consequência, sempre com o objetivo de alcançar o resultado. Assim – como toda profissão, é preciso suar muito para realizar, não existe trabalho mais fácil ou mais difícil. Pra mim, a diferença está onde está o meu coração. Só posso agradecer a todos por esses 21 anos. Aqueles que contribuíram e contribuem para esse organismo pulsante que é a Gax Brasil. Nossa assinatura – pessoas, ideias e emoções – é real, ela é nossa verdade. Em reflexão sobre todos esses anos, as histórias vividas, os trabalhos realizados, me pego pensando o óbvio: Como o tempo passou tão rápido e eu nem percebi?”, finaliza.
Gax 21 anos – parabéns pra nós e todo mundo!
E o que foi isso meus abigos?
Tínhamos uma ideia, planejada, estruturada perfeitinha para comemorar nossos 20 anos, com uma série de atividades, e tudo mais que nossa agenda pudesse nos favorecer, mas acontece que completamos 20 anos em 2020 – não deu né, não deu. #Fuem
Chegou 2021 e com a vida meio que emendada no ano passado, nada foi programado. Daí decidimos (o Geison, nosso CEO decidiu, sem falar nada pra ninguém) lançar uma ação online, requentando a ideia, para os 20 anos: Transmitir o dia de trabalho, pelo Youtube, com o “plus a mais” de simultaneamente, entrar ao vivo no instagram e contar com a sorte para quem quisesse bater um papo.
Não contente com a ideia, a aprimorou – convidou 5 corajosos amigos para participarem de live, Gustavo Ellero, co-fundador da INSANE– agência que faz parte da recém formada joint venture com a Gax, Luciano Bonetti CEO e publisher da ABCCOM, Fabio Eloi – Gerente de Mkt da Universidade Metodista, Raul Crespo, Redator e Músico e fechando a série com Gilberto Lopes – CEO da My Helpper e Cuattro Marketing.
Sincronizou a agenda com todos e no dia seguinte – algumas horas depois, iniciou aquela que seria a maior maratona on line da Gax feita para a Gax!
E foi maravilhoso.
O desafio em manter algo minimamente interessante durante o dia, acabou não sendo tão desafiador quanto se imaginou, afinal, das 9 horas e 19 minutos de transmissão, descontadas as 5 lives no instagram, com média de duração 1 hora cada, sobrou pouco para que o Geison se equilibrasse entre interagir com a audiência no Youtube e suas atividade de dia a dia somada à playlist de som ambiente.
Sem contar que iniciando a transmissão às 12 horas – 1 hora de atraso na programação (como foi surpresa, sem maiores danos), por conta de uma falta de energia elétrica, fez com que a última live do dia se encerrasse às 21 horas! Mas nada tirou a energia que nos levou a passar o dia conectados, quase como uma brincadeira, daquelas bem sérias, em prol dos 21 anos de existência.
A emoção, as agendas, os horários, produção, infra, preparação, que sensação boa… que saudade dessa adrenalina.
Esse dia foi louco, esse dia marca os 21 anos da Gax do jeito que a gente gosta!
#RespeitaNossosAcrílico #Gax21 – Pessoas, ideias e emoção de verdade.
GAX e INSANE criam joint venture e fortalecem o mercado
O “quem divide, multiplica”, nunca foi tão bem empregado em uma parceria. Frase presente no período pré-fusão que resultou na criação da INSANE, hoje o “mantra” ganha mais destaque com o surgimento da joint venture envolvendo a sólida agência de estratégia com a Gax Brasil, que há 20 anos também atua no segmento de marketing e comunicação. Longe de ser uma fusão, a união visa tornar mais robusta a atuação e operação das duas empresas em grandes contas, extraindo o que cada uma das agências têm de melhor.
Desde a sua fundação, a INSANE vem se destacando como um importante hub de estratégia para seus clientes, unindo os pilares do Marketing, Branding e Comunicação, atuando de forma consultiva na busca por resultados. Por outro lado a Gax Brasil, que também sempre focou sua atuação de maneira estratégica, criou, ao longo do tempo, de grande know how em live marketing, sendo referenciada e requerida por grandes marcas.
Segundo Gustavo Ellero, co-fundador da INSANE, as duas agências se complementam e têm grande sinergia em seus valores de marca e propósito, isso, juntamente com o desejo de aumentar a presença estratégica no segmento, foram pontos essenciais para a realização da parceria. “Já vínhamos conversando há tempos e quando surgiu a oportunidade de trabalharmos juntos em um cliente conseguimos comprovar que nossas intenções tinham fundamento”, conta Gustavo.
Na joint venture, as duas agências de São Caetano do Sul vão focar a união na atuação em grandes contas, dividindo sua operação e estrutura estratégica nos clientes em questão, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre times e clientes. As marcas das empresas vão se manter independentes, convergindo nos clientes que atuam, além de campanhas e ações que promoverem em conjunto.
“Contar com mentes tão competentes e visionárias após um período de gestão solitária, é realmente uma honra (e uma alegria), além da experiência revigorante em poder compartilhar nossas expertises. Quando penso em tudo que foi realizado e construído pela Gax nesses 20 anos, posso afirmar com toda certeza que nossa joint é um grande passo para um longo caminho a ser trilhado. Isso é realmente inspirador pra mim”, comenta Geison Maia Leite, fundador da Gax Brasil.
Mercado do ABC em evidência
“Essa é uma parceria que acima de tudo vem para fortalecer ainda mais o mercado do ABC e colocar as duas agências como uma unidade relevante para a conquista de grandes contas em um mercado tão disputado. Tenho certeza que o sucesso dessa união também vai alavancar outras empresas e profissionais da nossa região”, ressalta Gustavo Ellero.
Para os próximos meses, as duas agências prometem realizar ações para promover a joint venture e mostrar suas realizações e a força do mercado regional como potência para atuar em nível nacional.
Beatriz Carvalho é a nossa nova contratada da Gax
Beatriz Carvalho é a mais nova contratada da Gax, agência de São Caetano do Sul especializada em Live Marketing.
Bea, lê-se Bia, é a nova contratada da Gax para atendimento de contas. Com 13 anos de experiência em live marketing, além de atender clientes, coordenou equipes de produção e execução.
“Embora formada em Hotelaria, logo no início da carreira, tive contato com eventos do segmento, me reconheci na área” – Comenta com entusiasmo.
Essa não é a única boa notícia da agência, que em breve terá mais novidades que vão surpreender o mercado.
Gax é Melhor Agência do Setor de Marketing Direto
A agência Gax Brasil de São Caetano do Sul foi eleita a Melhor Agência do Setor 1 de Marketing Direto e Relacionamento.
Confira a lista dos Cases Premiados neste Setor:
Setor 1 – Marketing Direto e Relacionamento
Categoria Melhor Campanha para Público Interno
- BRONZE: MKT com você | Mosaic Fertilizantes (Agência Propeller)
Categoria Melhor Ação Business to Business
- OURO: Diagnóstico de marketing B2B | Agência Canna (Agência Canna)
Categoria Melhor Projeto Proprietário de Responsabilidade Social
- BRONZE: Pescando Vidas | Flush Comunicação (Flush Comunicação)
Categoria Melhor Ação de Relacionamento
- OURO: Midea Carrier Open Factory para Elas | Midea Carrier (Gax Brasil)
- PRATA: Dia do Farmacêutico | Grupo Polar (Flush Comunicação)
- BRONZE: Hoje o clássico ficou perfeito – cada pedaço, um ano | Agência IH9 (Agência IH9)
Categoria Melhor Campanha de Marketing Direto
- BRONZE: A produtividade não pode enferrujar | CMK Global (Agência V-Control)
Confira a a matéria completa em: https://www.abcdacomunicacao.com.br/gax-e-melhor-agencia-do-setor-de-marketing-direto-e-relacionamento/
Novo Prospect na Gax
Esse ano a agência Gax comemora 20 anos de vida, como parte das novidades, um novo prospect chega para reforçar o time de Novos Negócios:
Ronaldo Gamba – Economista de formação, pós graduado em finanças, soma mais de 21 anos de mercado!
O que o Ronaldo está fazendo na Gax? Negócios, muitos negócios!
Bem vindo ao time Ronaldo Gamba! Pra cimaaaa!!!!
Luau Netshoes
A Gax Brasil agência de São Caetano criou e realizou, em dezembro de 2017, uma série de sete eventos para a Netshoes. Os eventos aconteceram nas praças de São Paulo, Barueri, Minas Gerais e Pernambuco.
VIVER EM SÃO PAULO: MULHERES Edição 2018
_428 entrevistas com respondentes de 16 anos ou mais do sexo feminino que participaram da pesquisa completa “Viver em São Paulo”
_Entrevistas realizadas entre os dias 08 e 27 de dezembro de 2017 por meio de coleta Face-a- face e Online.
Confira: http://www.nossasaopaulo.org.br/pesquisas/viver_em_sp_mulher_2018.pdfFonte: http://www.nossasaopaulo.org.br
Nina Parreiras – melhor profissional de Social Media do ABC 2017!
Em evento realizado no dia 19 de setembro, no Sítio São Jorge em São Bernardo do Campo, na categoria Profissionais a Nina Parreiras, venceu como Melhor Profissional de Social Media do ABC no 5º Prêmio ABC da Comunicação. Concorreu com mais 2 brilhantes profissionais, mas esse ano foi da Nina!
Na Gax desde 2015, dedicada,caprichosa e metódica… Perfil perfeito para social media. Ela merece mesmo. Enfrenta um desafio diário, mensal em não se repetir em não esgotar os temas para as mais diversas redes dos mais diversos temas. Meias Kendall, por exemplo, conta com mais de 138 mil fans no FB, não é simples acertar, mas ela acerta.
Um post de 8 de maio, chegou a 398 mil de alcance, sendo 176 mil de alcance orgânico e mais de 2 mil compartilhamentos! Esse resultado superou nossos objetivos e rendeu em uma satisfação enorme do cliente. Não precisamos falar mais nada a Nina disse tudo em seu discurso de agradecimento e encerrou assim: – É noix c@#%&¶o!!!
Eloi Catto está de volta ao time!
Eloi Catto trabalhava na área de criação da agência, até que um desafio surgiu em seu caminho – trabalhar como cliente, (isso mesmo, como cliente ) – responsável pelo marketing em uma empresa do segmento de nutrição esportiva. Após um período de muita experiência e aprendizado, volta à Gax e reforça o time da agência como Planejamento Estratégico. Fascinado por esporte, começou cedo na prática de atividades esportivas, uma outra paixão o levou a se formar na faculdade de Design Gráfico/Produto. Daí em diante, sua vida misturou marketing com esporte.
No ano de 2000, na conceituada agência de Marketing Esportivo – Gayotto de Luca, realizou trabalhos para empresas como Adidas, BR Distribuidora, AVON, Diário Lance e Grupo Pão de Açúcar. Passou por outras grandes agências, como Diretor de Criação, Produção e Planejamento.
Agora é Gax novamente. Bem vindo de volta Eloi!!!